domingo, 17 de abril de 2011

Preto - Andar de biscicleta...

(sinto muito pelo biSCiclete minha gente. bicicleta, agora sim.)
Coçava a cabeça, arfando, todo insatisfeito. Finalmente senta, admitindo sua derrota. Olha, relutante, para a bicicleta, para seu joelho que desenhava linhas de sangue e deita com força na grama úmida do final da tarde.

Pedro já estava cansado de cair no jardim de sua casa tentando aprender sozinho a andar de bicicleta. A princípio, pedira ajuda ao pai. Só a ajuda do pai não o ajudava do jeito que queria.

- Pai, pai, pai. Vem aqui! Rapidinho!

O pai ouve a voz de seu filho, ansioso, acenando ao lado da bicicleta. Desce as escadas, se aproxima de Pedro.

- Tentando aprender a andar de bicicleta?

- Sim, me ajuda pai? Por favor. Prometo até te amar mais.

O adulto concorda com um sorriso e resolve ajudar seu filho, primeiro, aconselhando-o que sente no banco da biscicleta e que pedale sem olhar pra baixo ou para trás. Logo, a criança começa a pedalar. ''Cansativo'', pensou, mas parecia que valeria a pena. Só que não sabia como estava indo, então olha para baixo e pára imediatamente de pedalar. Quase caindo reclama ao pai, que não estava empurrando o suficiente. Depois de algumas tentativas, em que Pedro olha, com insegurança para os pedais, chora e reclama mais uma vez.

- Filho, você não vai conseguir andar de bicicleta, se não olhar para frente.

- Isso não importa! eu quero, quero, quero e quero andar de bicicleta! Quero acompanhar o pessoal da minha idade! Já estou atrasado! Olha pai, eles começaram a andar quando eram menores!

Depois de alguns dias, Pedro bate na porta do quarto de seu pai, de cabeça baixa, e diz:

- Pai, não sei andar mesmo. Me ajuda? Não consigo sozinho...

- Então, não olhe para baixo, sim?
(no verdadeiro contexto)
- Então, Le, olhe para frente.

- E as orações? Como vou fazê-las?

- Fechando os olhos, em confiança.

Falho, e volto a Deus.

- Não tá dando, Deus, você tá falando pra eu orar. Só que não to entendendo como.

- É claro, você só ora desejando seus interesses. Como vou ajudar? Fazendo a sua vontade? Não posso te ajudar se você não obedecer e abrir mão de você mesma.
Le, se for sincero...vou te ouvir. Se você crer em mim, posso agir. Só não se engane, e não me confunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário